O Tema Corporativo surgiu em 2015 através de um canal no YouTube. Nesse canal o vídeo que mais repercutiu (até esse post havia alcançado 32 mil visualizações) foi o vídeo "o que se espera do profissional de logística". A partir desse vídeo, criei esse post onde apresento 6 passos para se destacar na logística.
Gravado há cinco anos atrás quando o Brasil passava por uma crise (por conta da pandemia no período desse post estávamos passando por outra), e um dos pontos que abordei no vídeo é que nesse cenário de dificuldade, uma área se torna vitrine: sim, a logística. Isso por que na crise as principais ações das empresas das empresas são: cortar custos, inovar e elevar performance. Um cenário perfeito para o profissional de logística se destacar.
Cinco anos depois, diria que além de ser um espaço para fazer diferente e reduzir custos (o que permite diversas oportunidades para os logísticos terem novas ideias e computar pontos positivos na sua carreira, além do próprio desenvolvimento individual), o profissional de logística pode se destacar por ser uma área cada vez mais relevante nas empresas e fazendo parte direta da estratégia das organizações.
Confira a seguir a abordagem do que cito no vídeo e as dicas do que se espera do profissional de logística.
1. Somos observados em todos os momentos
Na época falei sobre esse ponto. Por mais que seja óbvio, é comum que no dia dia isso passe despercebido. Simplesmente esquecemos. E considerando que somos observados, além de fazer o que tem que fazer por motivos óbvios, as próximas dicas serão importantes para que, aproveitando que somos observados, possamos nos destacar e construir uma carreira bem sucedida.
2. Seja dedicado e concentrado
Com tantas formas de perder a concentração e a qualidade das atividades por diversas formas de distúrbios de produtividades, entregar resultados acima da média (seja pela velocidade ou pela qualidade), entre outras coisas, passa pela concentração na execução das atividades. Essa dica se aplica principalmente nas atividades operacionais e funções iniciais.
3. Seja solícito
Longe de qualquer vaidade ou soberba, em 2013 ouvi um feedback que 7 anos depois ainda me recordo com muita clareza: "o bom de ter você no time é a sua entrega, de como você se envolve até o fim". E sabendo do quanto ser solícito é importante não poderia deixar de trazer essa dica (no vídeo e aqui no post). Relembrando rapidamente as pessoas que se destacaram na logística, o que existe em comum entre elas é a disponibilidade para ajudar, ser parceiro mesmo (além claro, de muita preparação). E essa ajuda independe de setor, horário ou dia. Esteja sempre disponível para ajudar! Isso na prática faz toda diferença.
4. Reflita sobre comportamento
No vídeo citei que comportamento fala e promove (ou não). Uma vez conversando com um gestor, sobre um processo seletivo interno em uma empresa que trabalhei, opinei sobre os candidatos e falei minha impressão sobre qual seria o escolhido, já que o pré requisito principal era o conhecimento em excel e o gestor falou que não seria esse o escolhido, por que apesar do conhecimento extremamente elevado desse candidato, seu comportamento em alguns aspectos não era dos melhores, e o escolhido seria um outro, que nesse caso nem tinha tanto conhecimento assim na ferramenta, mas era uma pessoa parceira e que tinha um comportamento agregador ao time. Essa é uma dica que por si só teria conteúdo para muitos outros posts, mas cito apenas que esse tema tem relevância e merece sua atenção e reflexão.
5. Se capacite com foco no momento
Eu sei que você sabe que se capacitar é importante. Mas trago esse ponto como um alerta. Vejo no dia dia pessoas buscando cursos e treinamentos de todos os tipos, baseados na lógica de que quanto mais conhecimento melhor, de fato essa lógica procede, mas procede também que é preciso ter foco. Por exemplo: após concluir uma graduação vale a pena fazer uma pós? Na minha opinião, claro, que não! É muito mais vantagem investir em Excel ou inglês por exemplo. Existe um post por que não fazer uma pós graduação onde explico melhor. Mas voltando a dica, se capacitar é importante, mas seja seletivo, faça cursos ou treinamento com foco no que vai te ajudar hoje, sobretudo se você já atua na área e está buscando crescimento na própria empresa.
6. Tenha paciência
Pois é. Vivi uma situação onde acreditava que estava preparado para uma vaga que surgiu e não fui o escolhido (aliás nem processo seletivo houve). Nesse caso procurei meu gestor e perguntei o que tinha sido relevante para que o escolhido tivesse sido outra pessoa e não eu (essa abordagem é arriscada, mas o líder sabia das minhas intenções que eram puramente buscar meu próprio desenvolvimento). Ao receber seu feedback soube que existia um conhecimento específico que o "concorrente" tinha domínio e eu não. Fica o ensinamento: paciência. Muitas vezes acreditamos que estamos preparados mas não somos escolhidos. Para uma promoção acontecer, por exemplo, precisa haver uma combinação de preparação com oportunidade, enquanto isso não acontece é ter paciência, porém com o discernimento de que se a organização não é propícia para crescer nela, a saída seja buscar outra alternativa.
Um forte abraço e até o próximo post.
Tarcísio Mendes
Comentários
Postar um comentário