Se um universitário concluiu uma graduação ou está perto disso, mas ainda não engrenou na carreira que deseja, meu conselho é: esqueça a ideia de fazer uma pós graduação por 3 ou 4 anos após conquistar o desejado canudo.
Vamos considerar como exemplo uma carreira em logística. Se um profissional está atuando na área ou encontra-se desempregado e está prestes a concluir uma graduação, uma pós não está no topo da lista dos conhecimentos que esse profissional precisa adquirir para turbinar sua carreira em curto prazo. Após concluir a graduação, recomendo fazer um balanço da carreira e nessa reflexão listar quais conhecimentos são necessários para isso. Será que uma pós graduação vai agregar mais do que falar inglês fluentemente? Será que uma pós vai agregar mais do que um ano ou dois mergulhando em Excel, Power BI? Existem diversos conhecimentos mais específicos que raramente estarão "imbutidos" numa pós graduação.
Existe outro conhecimento bastante relevante e que diversos universitários e profissionais possuem verdadeira limitação: fazer apresentações, falar em público de forma convincente. Imagina um profissional com graduação, pós graduação, mas não consegue passar segurança para apresentar um projeto, conduzir reuniões com suas equipes. Não ter habilidades para liderar um time.
Então, qual momento ideal para fazer uma pós graduação? Acredito que em 3 ou 4 anos após concluir a graduação, a carreira estará mais definida e os rumos profissionais mais claros. Dessa forma, escolher uma pós graduação certamente terá maior segurança pois ela será complemento do que já acontece na prática, na carreira.
E para os profissionais que já possuem a graduação, mas a pós que optou não condiz com o atual momento da carreira, vale a pena apostar em outra pós graduação? Claro, que não! Sugiro o mesmo caminho. Faça cursos específicos, treinamentos curtos, se qualifique na área que atua, para depois canalizar as energias numa pós com foco no que a carreira está consolidada.
Pense nisso! Se você concorda ou pensa diferente, deixa tua opinião Forte abraço e até o próximo post.
Tarcísio Mendes
Excelente texto. Penso desta forma. Parabéns! Vou passar para outras pessoas.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir