Entre as maiores estruturas das regiões norte e nordeste, a logística Pernambucana tem papel relevante na região e consequentemente no Brasil, com diversas operações que envolvem outros países. Nesse post dividido em 5 partes:
1.Portos, exportações e importações
2. Aeroportos e conexões internacionais
3.BR 232: Principal Eixo Rodoviário de Pernambuco
4. Metrô do Recife
5. Principais Empresas Instaladas em Pernambuco.
Consolidei o que tem de mais expressivo no estado sobre modais e empresas. Vamos começar?!?
1. PORTOS, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES
Não tem como falar em Pernambuco, porto e exportação sem falar do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, considerado um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico do Brasil. Imagina um porto conectado com outros 80 portos no mundo seria bacana? Que tal 120? Só que Suape é interligado com mais de 160 portos em todos os continentes, sendo disparado o porto mais estratégico das regiões norte e nordeste, o que o posiciona como um dos mais relevantes do país. O complexo de Suape surgiu em 1978 através de lei estadual que criou a empresa SUAPE – Complexo Industrial Portuário, atualmente, é administrado pela estatal chamada SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por autorização do Governo Federal, pelo convênio firmado em 9 de abril de 1992.
Considerando um raio de 800 quilômetros o porto está perto de:
1. Nada menos que 90% do Produto Interno Bruto do Nordeste;
2. Sete das 9 capitais do nordeste;
3. Doze aeroportos, sendo seis internacionais;
4. Mais de 46 milhões de habitantes na zona de influência.
Isso faz de Suape um hub port natural, ou seja, um porto que concentra e distribui para o Nordeste e para o Norte do Brasil. O porto que opera 365 dias por ano e 24 horas por dia, possui localização privilegiada.
Em julho (2020) o porto recebeu, pela primeira vez um navio de 330 metros, considerado uma embarcação de grande porte. Quem esteve em águas pernambucanas foi o porta-contêiner da classe Sammax (o maior disponível na América do Sul) MSC NITYA B, pertencente à companhia MSC – Mediterranean Shipping Company vindo do porto de Valencia (Espanha) para desembarcar 233 contêineres e embarcar outros 55. Com capacidade para transportar 12 mil TEUS (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Navios desse tipo só podem atracar em portos com grande profundidade e infraestrutura adequada.
Quanto às movimentações de contêineres, o Porto de Suape fechou o primeiro semestre de 2020 com 230.504 TEUs, o que representa um crescimento de 2,4% nas movimentações comparadas com o mesmo período em 2019. Em 2019, bateu o recorde histórico com um total de 476.304 TEUs, ou seja, 4,7% de aumento em relação a 2018. Vamos acompanhar e ver se 2020 vai superar 2019.
Em 2019, o Porto de Suape firmou acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá. O acordo é estratégico para troca de experiências e atração de novas oportunidades para os dois portos. O Porto de Suape está entre os 10 portos públicos do Brasil com melhores opções de conexão marítima e maior representatividade comercial. É também um dos 12 portos públicos com a maior quantidade de linhas regulares de navios de carga geral, ro-ro e navios de contêineres.
Na operação portuária, o Porto de Suape movimenta anualmente mais de 23 milhões de toneladas de cargas. Desde 2015, Suape se tornou líder na movimentação de granéis líquidos e cargas por cabotagem no ranking nacional de portos públicos.
Como o porto é uma empresa pública, ingressar no quadro de funcionários requer concurso público, o que, obviamente, acontece apenas quando surge disponibilização de vagas. O último concurso foi em 2010 com vigência até maio 2014.
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Tecon Suape S/A
Fundado em 2001 é uma empresa do grupo ICTSI (www.ictsi.com), especializado na aquisição, desenvolvimento, administração e operação de portos e terminais de contêineres em todo o mundo.
O Terminal iniciou suas operações em 2002 e os investimentos contínuos em capital humano, tecnologia da informação, equipamentos de última geração em cais e retro área, infraestrutura de armazéns e pátios para armazenagem de contêineres, carga geral e refrigerada são decisivos para promover o crescimento da movimentação de contêineres no estado de Pernambuco e demais estados dentro do raio de atuação do terminal.
Implantado em uma área de 400 mil m², o TECON SUAPE tem capacidade atual para movimentar 721,5 mil Teus (unidade padrão para contêineres de 20’) ano, podendo, no futuro, atingir uma movimentação anual de até 1,2 milhão de Teus.
A estrutura atual conta com:
- Canal de acesso com 390m de largura e 16,5m de profundidade;
- Berços lineares de atracação com extensão total de 935m;
- Profundidade operacional nos berços de 15,5m;
- Balança Rodoviária;
- Escritório da Alfândega, MAPA e Anvisa dentro do terminal;
- Completa estrutura para fornecimento de energia e monitoramento de temperatura para contêineres refrigerados;
- Área para inspeção de carga refrigerada;
- Galpão para inspeção das Autoridades Fiscalizadoras;
- Armazém Alfandegado (CFS) com Entreposto Aduaneiro;
- Scanner para contêineres;
As imagens acima mostram um pouco da estrutura do Tecon. Com a legenda temos a oportunidade para conhecer como é a divisão de um terminal desse porte.Porto do Recife
O Porto do Recife atua na prestação de serviços para atendimento de navios de longo curso e cabotagem para importação e exportação de cargas nacionais e estrangeiras. O Porto também tem estrutura para receber navios de cruzeiro e possui um Terminal Marítimo de Passageiros. Está dentro das atividades do Porto do Recife o fornecimento de águas tranquilas para atracação, a disponibilização de berços e local para armazenagem (armazéns e pátios), além da segurança necessária para a realização das operações portuárias.
O Porto do Recife está preparado para receber até oito navios, simultaneamente, em seus berços de atracação. Possui uma área de 114 mil m² disponíveis para armazenagem de cargas diversas, dividida em armazéns cobertos (com capacidade de abrigar aproximadamente 60 mil toneladas), pátios de contêineres (que podem receber 6 mil TEUS) e pátios para cargas diversas (com capacidade para 50 mil toneladas). O Porto recifense também tem silos portuários que podem armazenar 25 mil toneladas de grãos, cada um deles.
2. AEROPORTOS E CONEXÕES INTERNACIONAIS
O modal aeroviário também possui bastante relevância na logística de Pernambuco e consequentemente no Nordeste. O estado possui cinco aeroportos sendo Aeroporto Internacional Gilberto Freyre no Recife o principal deles. Os outros quatro estão localizados em Petrolina e Serra Talhada (Sertão) Caruaru (Agreste) e no Arquipélago de Fernando Noronha.
O aeroporto do Recife é o mais movimentado do Norte-Nordeste e o 8º do Brasil. O terminal de passageiros atual conta com capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano, o que faz do Aeroporto dos Guararapes o maior, em capacidade anual, do Norte-Nordeste do Brasil. Além disso, conta com um pátio de 21 posições de aeronaves dotadas de jetways (conectores climatizados); 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. De acordo com a Infraero, sua pista tem 3 007 metros de extensão. O aeroporto foi concedido em 2019 para a empresa espanhola Aena Internacional, juntamente com outros cinco terminais aeroportuários da região Nordeste, por trinta anos.
O aeroporto possui um sistema inteligente de automação. O novo terminal de passageiros do Aeroporto do Recife iniciou suas operações em 1 de julho de 2004 conciliando o que há de mais avançado em tecnologia aeroportuária com dois tipos de preocupações: não agredir o meio ambiente e atender aos usuários com o máximo de conforto, em especial com os portadores de necessidades especiais
Entre 2015 e 2019 a quantidade média de passageiros embarcando e desembarcando foi de 7,6 milhões de pessoas. Nos últimos dois anos foram 8.531.312 passageiros (em 2019) e 8.422.566 (em 2018) tendo uma redução enorme em 2020 por conta da pandemia.
Você sabia que o Aeroporto do Recife sofreu um atentado terrorista? Faz muuuuito tempo, mas aconteceu. Foi no dia 25 de Julho de 1966 e ficou marcado como o primeiro atentado terrorista com consequências sérias no Brasil. Uma bomba explodiu no saguão do aeroporto matando o jornalista Edson Régis de Carvalho e o vice-almirante reformado Nelson Gomes Fernandes. Outras 13 pessoas foram feridas na explosão. Esse atentado ficou conhecido como Atentado do Aeroporto dos Guararapes.
Complexo Aeroportuário
Sítio aeroportuário: Área 4 229 140 m²
Pátio das aeronaves: Área 139 616 m²
Pista: Dimensões 3 300 m x 45 m
Terminal de passageiros: Área 52.000 m²
Estacionamento: Capacidade 2 120 vagas
Balcões de check-in: 64
Estacionamento de aeronaves: 21 posições / 11 pontes de embarque
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Vista interna do Aeroporto Internacional do Recife |
Considerado o terceiro melhor aeroporto do Brasil e o décimo melhor da América do Sul, de acordo com o ranking 2016 da Skytrax, é o aeroporto com o maior número de destinos do Norte-Nordeste. De acordo com a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil, é o oitavo mais movimentado, sendo o primeiro no Norte/Nordeste/Sul, além de sétimo do país em voos internacionais.
Entre os 14 aeroportos brasileiros mais movimentados, que fizeram parte do levantamento realizado pela Proteste Associação de Consumidores, apenas o do Recife foi classificado como “bom”, de acordo com a avaliação dos próprios passageiros. A pesquisa envolveu mais de 150 aeroportos de todo o mundo, sendo consideradas as respostas de 9 mil questionários enviados a pessoas de seis países: Brasil, Bélgica, Portugal, Espanha, França e Itália.
O aeroporto teve referência na revista inglesa Airports of The World, com uma reportagem de sete páginas. A matéria abordou a importância do Guararapes como um possível hub nordestino, exaltou aspectos arquitetônicos do terminal de passageiros e opções de compras e serviços à disposição dos usuários, além de divulgar o destino Recife para os leitores da publicação. O jornalista italiano Marco Finelli foi o autor da matéria que mostrou as belezas do Aeroporto pernambucano em diversas fotos feitas por ele mesmo e outras assinadas por Carlos Pantaleão, profissional da Comunicação Social da Infraero.
O Recife já foi destaque na revista TAM Nas Nuvens e o aeroporto figura entre os cinco melhores do mundo. Além do terminal pernambucano, foram citados os aeroportos de Barajas (Madri), Franz Josef Strauss (Munique), Changi (Singapura) e Heathrow (Londres). De acordo com a publicação, esses locais fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque. O terminal recifense foi destacado pela revista como “a arte de voar”, por ser um “espaço acolhedor dedicado aos artistas pernambucanos”. Um verdadeiro museu aeroportuário, onde é possível encontrar estátua do sociólogo Gilberto Freyre, feita por Abelardo da Hora, além dos painéis de personagens, como João Câmara, Gil Vicente, Pedro Frederico e José Cláudio, e de obras (mural e três estátuas) do artista Francisco Brennand.
O Aeroporto Internacional do Recife é certificado conforme a norma NBR ISO 9001 de gestão da qualidade, e pela ANAC.
3. BR 232: Principal Eixo Rodoviário de Pernambuco
Como o próprio título desta parte do post sugere, a rodovia BR232 é o principal eixo rodoviário de Pernambuco. A duplicação que ocorreu há quase 17 anos, contribuiu fortemente para aumentar o desenvolvimento de várias cidades do interior pernambucano, tendo em vista que rodovia se estende até o município de Parnamirim, numa extensão de 552 quilômetros. É um verdadeiro patrimônio do povo pernambucano, utilizado por cerca de 30 mil motoristas diariamente, atingindo em épocas festivas 42 mil veículos por dia.
Infelizmente trata-se de uma rodovia extremamente relevante, porém abandonada por falta de reparos em diversos trechos. O que não destoa do restante do país e do que encontramos até mesmo em ruas e avenidas importantes no Recife e na maioria das grandes cidades do país.
Em função do alto custo para manutenção e reparos necessários no trecho duplicado (130km entre Recife e Caruaru), algo em torno de R$200 milhões, cogitou-se a possibilidade de torná-la uma rodovia pedagiada, mas não houve avanço nesse ponto.
4. METRÔ DO RECIFE
O Metrô do Recife (METROREC) é um sistema de transporte metropolitano que opera na Região Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco. É operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Compõe-se atualmente (2021) de vinte e nove estações (metrô) e mais 07 estações (VLT), com linhas que somam 71 quilômetros de extensão (quando somada a extensão do sistema complementar por VLT - 39,5km considerando apenas o Metrô), transportando cerca de 400 mil usuários por dia, sendo a maior parte da demanda concentrada na linha centro, embora a linha sul esteja com demanda crescente, resultado do aumento da quantidade de trens em funcionamento e inaugurações de novos terminais de ônibus integrados ao metrô.
O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife.
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados trechos da linha sul, que já terminou a sua expansão.
Desde o início de 2013, após um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a antiga Linha Diesel/Trens Diesel, que vai do Cabo de Santo Agostinho até a estação Cajueiro Seco, passou a operar com VLT, beneficiando cerca de 35 mil passageiros. Todos os vagões são equipados com ar condicionado e GPS.[2] O Trecho entre a estação Cajueiro Seco e a estação Curado também recebeu um VLT. Existe um plano de prolongar o VLT até a estação Rodoviária, onde se localiza o Terminal de ônibus do município do Recife. Em março de 2013 começaram a operar os dois primeiros dos novos trens comprados para aumentar a frota da linha sul. Desde então, novos trens chegam todos os meses.
Em 8 de junho de 2013, a estação Cosme e Damião, na Linha Centro, foi inaugurada, facilitando o transporte dos torcedores até a Arena Pernambuco. A estação está localizada entre as estações Rodoviária e Camaragibe, no município do Recife, próximo da divisa com o município de São Lourenço da Mata, onde fica localizada a Arena.
O Metrô do Recife é formado por duas linhas distintas, a Linha Centro (Linha Centro 1 e a Linha Centro 2) e Linha Sul. Ainda a partir de 1988 também passou a administrar a antiga Linha Cajueiro Seco–Cabo que era operada por locomotivas.
Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - 1 (Camaragibe) e Centro - 2 (Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.
Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Diesel a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.
O sistema possuía um total de 25,2 km de extensão e, após a conclusão da expansão de sua rede—expansão esta que se deu de fevereiro de 2005 até março de 2009--, chegou aos atuais 39,5 km.[4] A estes foram adicionados os 31,5 km da linha Diesel, totalizando 71 km.
Devido à significativa taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE — ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967 (ver página oficial).
No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a cadeirantes e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as estações da linha Sul) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.
Há várias linhas de ônibus interligadas ao Metrô, com 15 terminais de integração ônibus/metrô do Sistema Estrutural Integrado (SEI), localizados nas estações Recife e Joana Bezerra, nas linhas Centro; Afogados, Santa Luzia, Barro, Cavaleiro, Jaboatão, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. Na linha Sul;[5] Largo da Paz, Aeroporto, Tancredo Neves, Prazeres e Cajueiro Seco.
O Terminal de Integração do ônibus do Cabo, embora seja citado nos mapas como parte do sistema férreo, fica a cerca de 500 metros de distância da estação Cabo; não foi divulgado ainda como será feita a ligação entre os dois.
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5. EMPRESAS INSTALADAS EM PERNAMBUCO
BATERIAS MOURA
JEEP
GRUPO TUPAN
ASA INDÚSTRIA
BUNGE ALIMENTOS
TECON SUAPE S/A
DECA
TOYOTA
CAMPARI
BRASPACK
ARCOR
SOLAR COCA COLA
TINTAS IQUINE
M. DIAS BRANCO
PAMESA
PEPSICO
VOTORANTIM CIMENTOS
Forte abraço e até a próxima atualização.
Tarcísio Mendes
Fontes utilizadas:
Wikipedia
www.suape.pe.gov.br/pt/
www.teconsuape.com/empresa/
www.portodorecife.pe.gov.br/porto_cidade.php
Olá pessoal, excelente material mostrando o que o estado de Pernambuco tem e conquistou por toda sua trajetória e juntamente com potencial de desenvolvimento no futuro. Esse tipo de notícias séria bom ser mostrado pela imprensa, ao invés de tantas notícias ruins. E tem mais empresas que não estão citas nessa relação e não podemos deixar de meciona-las. Como o maior Home Center do Nordeste ( Ferreira Costa ), origem total pernambucana da cidade de Garanhuns e que hoje atingindo vários estado do Nordeste ( PE, BA, PB, SE, RN ) e com projetos arrojados de expansão no nordeste, centro oeste e fora do Brasil. Se for para o polo de Petrolina aí temos um universo de belezas no agronegócio.
ResponderExcluirOlá, obrigado por seu feedback. Realmente Pernambuco vem ao longo dos anos se tornando um polo logístico importante para o Norte-Nordeste do Brasil. Continue acompanhando os conteúdos do Tema Corporativo e se puder compartilha o link das nossas publicações com seus contatos logísticos. Abração e sucesso para você.
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