Esse post, é a junção de uma série que postei no Instagram do Tema Corporativo. Como repercutiu muito bem, decidi consolidar todos os conteúdos aqui no blog. Aqui você vai conhecer muito sobre as vantagens, funcionalidades e benefícios de uma operação com WMS.
Para quem ainda não teve nenhum contato ou nunca ouviu falar em WMS esse é um sistema especializado em controlar armazéns. Seu próprio nome já o define: Sistema de Gerenciamento de Armazém ou em inglês Warehouse Management System. Costumo dizer que quem tem vivência com as rotinas desse sistema, se desenvolve de tal forma que mesmo eventualmente trabalhando em operações sem o sistema, os métodos são levados pra sempre por que o aprendizado é gigante.
Vamos começar! Imagine que seu estoque é uma cidade e os setores que compõem esse estoque são bairros. Chegamos então as ruas, cada porta palete são os prédios, cada nível de armazenamento são os andares e cada produto está armazenado em apartamentos. Pronto! Essa é uma das mais simples explicações da grande vantagem do WMS: ele permite setorizar e controlar o saldo do produto distribuído em cada endereço (ou apartamento).
Na prática: Diferentemente de outros sistemas, se determinado produto tem saldo de 100 unidades independente das localizações o saldo será único. No WMS o saldo obviamente também será único, 100, mas esse total será a soma da distribuição dos endereços.
Exemplo: no primeiro endereço 01.02.01.02 tendo 20, no segundo endereço 04.06.01.04 tendo 30 unidades, no terceiro endereço 02.05.02.03 tendo 10 unidades e no quarto endereço 03.25.01.02 tendo 40 unidades. A soma dos 4 endereços totalizam 100 unidades.
A partir desse princípio o sistema oferece inúmeras vantagens operacionais que veremos nas próximas publicações, desde o recebimento, passando pelo controle de estoque até o carregamento, entre outras etapas do processo.
Na prática: Diferentemente de outros sistemas, se determinado produto tem saldo de 100 unidades independente das localizações o saldo será único. No WMS o saldo obviamente também será único, 100, mas esse total será a soma da distribuição dos endereços.
Exemplo: no primeiro endereço 01.02.01.02 tendo 20, no segundo endereço 04.06.01.04 tendo 30 unidades, no terceiro endereço 02.05.02.03 tendo 10 unidades e no quarto endereço 03.25.01.02 tendo 40 unidades. A soma dos 4 endereços totalizam 100 unidades.
A partir desse princípio o sistema oferece inúmeras vantagens operacionais que veremos nas próximas publicações, desde o recebimento, passando pelo controle de estoque até o carregamento, entre outras etapas do processo.
Continua após o anúncio
Para mais informações clique aqui
RECEBIMENTO
Para realizar o recebimento das mercadorias é preciso que tudo esteja dentro "dos conformes" sobretudo os requisitos do cadastro. Vejamos a razão do cadastro ser tão importante.
1. Os endereços devem ter atenção especial quanto ao cadastro dos mesmos. O WMS permite setorização de tal forma que no recebimento, ao direcionar para armazenagem, o sistema faz uma busca dos endereços disponíveis (dentro do setor definido para aquele produto). Se o cadastro dos endereços não estiverem revisados, a equipe de recebimento vai ter dificuldade em concluir suas atividades.
2. As dimensões dos endereços precisam estar cadastrados conforme a norma palete definida para aquele setor, isso, entre outras coisas, permite melhor aproveitamento dos espaços de armazenagem, ou seja, cumprindo os cadastros corretamente, o WMS ajuda na taxa de ocupação dos estoque.
3. As principais aplicações e rotinas do WMS precisam do código de barras para que todas as etapas sejam feitas via coletores. Até existem operações que não fazem uso do código de barras via coletor por usarem mecanismos manuais, mas essas são exceções e casos bem raros (mas existem).
4. O sistema por definição requer conferência cega. Vejamos na prática: Ao receber um produto cuja qtd do pedido foram 12 cxs, o conferente informa na rotina de conferência qtd 12. Se informar uma quantidade diferente do correto, não consegue fechar a conferência. Até consegue avançar para conferir outro item, mas ao final da conferência, esse produto estará com pendência, o que poderá ter uma segunda conferência ou mesmo sinalizar divergência para o fornecedor.
Em algumas operações o conferente pode tentar até duas vezes, a partir da terceira tentativa fica bloqueado apenas liberado pela liderança ou equipe definida para tratar essas divergências.
Existem vários outros pontos interessantes e relevantes na rotina de recebimento, mas veremos em outras publicações quando abordaremos outros temas como controle de estoque, processo de distribuição, entre outros, que possuem total vínculo com o recebimento.
ARMAZENAGEM
Continuando o fluxo do produto, é hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e como funciona a armazenagem dos produtos.
O sistema possui funcionalidades que permitem a alocação dos produtos, alcançando com isso a melhor otimização da estrutura de armazenagem, o cumprimento da setorização definida no cadastro dos endereços e dos produtos, entre outros ganhos.
1. Falei no 1º post que o WMS permite o controle por endereço e isso acontece em grande parte no ato do recebimento ao direcionar para armazenagem. Ex: se um produto possui saldo de 20 unidades, foram recebidas 30 unidades e no picking comportam 60, o sistema permite que as 30 unidades sejam direcionadas para o picking, evitando assim que ocupe uma posição-palete no aéreo (isso é uma funcionalidade que existe, mas algumas operações não usam em função do controle rigoroso de lote e validade).
2. O WMS permite rastreabilidade quanto ao operador que alocou determinado produto no ato da armazenagem o que por consequência permite mensurar produtividade e índice de litígios no armazenamento dos produtos.
3. Gestores logísticos, sempre estão atentos às curvas de vendas dos produtos. Para isso o sistema tem uma funcionalidade incrível que permite avaliar rapidamente o giro dos produtos de forma que possa revisar a localização dos mesmos, sempre privilegiando os produtos com maior giro nos locais mais próximos ao checkout.
4. Finalmente e talvez o mais importante, muito se fala que o WMS contribui para racionalizar a armazenagem melhorando a otimização dos espaços o 4º ponto que vale a pena citar aqui é que o sistema possui funcionalidade extremamente prática que permite programar movimentações de mesmo produto em locais diferentes. Exemplo bem prático: um produto tem saldo de 100 cxs, estão distribuídos em 4 endereços com 25 cada um e a capacidade máxima de cada um são 120 cxs. Essa rotina permite programar movimentações para que os produtos de 3 endereços sejam remanejados para apenas um, ainda sobrando espaço para outros 20.
INVENTÁRIOS
Inventários no WMS! Já falei na 1ª parte sobre o conceito e vantagens do WMS, depois sobre recebimento e no mais recente sobre armazenagem. Nesse post, sobre inventários, abordo três funcionalidades do WMS que são "arretadas" e fazem dele o melhor sistema para gerenciar estoques.
1. Contagem do produto por endereço. No primeiro post expliquei como funciona a distribuição do saldo de um produto, no inventário essa funcionalidade se torna ainda mais vantajosa. Vejamos! No ERP (o tipo de sistema utilizado por empresas que não possuem WMS) o saldo do produto é total, por exemplo: 10.000 unidades independente da localização física. No WMS são 10.000 unidades porém esse saldo é a soma do total distribuídos em cada endereço. Para efeito de inventário, cada endereço é auditado individualmente. A grande vantagem é a análise das divergências. No ERP (dependendo dos controles adotados) não é tão claro onde está a divergência, no WMS é possível tratar exatamente o endereço que apresentou variação.
2. O sistema permite que o endereço em inventário (para os casos de inventário rotativo ou cíclico) fique bloqueado, assim, enquanto o endereço está em processo de contagem, nenhuma movimentação por ser feita. Nenhum armazenamento será direcionado para aquele endereço, nenhuma separação será realizada, etc.
3. É bem comum que no planejamento do inventário geral (aquele com a operação para exclusivamente para contagem do estoque) o sistema seja configurado para que apenas uma contagem seja comparada com o saldo anterior ao sistema. A contagem “batendo” o endereço é concluído, havendo divergência, será feita mais uma contagem para validação. Minimizando assim chances de erros.
Essas são algumas das vantagens do inventário com WMS. Deixe sua opinião, sugestão de temas relacionados ao WMS ou deixe seu feedback do que tá achando dessa série.
A série continua. Em breve nova atualização nesse mesmo post.
Forte abraço e até a próxima atualização!!!
Tarcísio Mendes
Muito bom o conteúdo.
ResponderExcluirObrigado Gilberto.
Excluir