Que o inglês invade o ambiente logístico, isso não é nenhuma novidade, afinal o idioma vai muito além disso e permeia outros vários ambientes pelo planeta a fora. Mas como nosso interesse é tudo que envolve o universo da logística, separei algumas expressões que estão em alta, seja no cotidiano da área ou nas abordagens dos especialistas em treinamentos, palestras ou entrevistas, sobretudo com o gigantesco crescimento do e-commerce.
Dropshipping
Falou em dropshipping, pensou e-commerce. É um processo muito simples que se baseia no seguinte: quem entrega o produto para o cliente é o fornecedor e não a empresa que vendeu diretamente. Vejamos na prática. Pense que você comprou algo no site compreaqui.com (nome fictício). O mais comum é o site enviar o produto diretamente para você. Com essa prática, a entrega será feita pelo fornecedor do site compreaqui.com. Existem algumas vantagens e desvantagens com a prática dropshipping. O lado positivo é que empreendedores podem iniciar um negócio online sem grandes investimentos em estoques. E uma desvantagem é que a margem de lucro é mais baixa o que exige vendas em maior volume.
Ship from store
Será o fim dos centros de distribuição? kkkk duvido! Mas essa metodologia relativamente nova, vem crescendo fortemente no mundo do varejo, também influenciada pelo boom do e-commerce. Mas o que significa na prática? É uma forma de atendimento ao cliente, a partir da utilização do estoque da loja para atender aos pedidos realizados em alguma plataforma digital.
Omnichannel
Omnichannel é imediatamente associado a uma estratégia de uso simultâneo de vários canais de comunicação com os clientes, sejam online ou offline. Se analisarmos a palavra separadamente temos o seguinte: "omni" direciona o sentido de tudo e inteiro. "Channel" quer dizer canal, ou seja, seria mais ou menos todos os canais. Um exemplo prático: imagina você está dentro de uma loja desejando comprar um determinado produto e utilizar o aplicativo da marca para saber se existe o produto que deseja. Você está usando dois canais, sendo um virtual outro físico. O foco do omnichannel é acima de tudo a praticidade, o que não é uma missão simples ou fácil, tendo em vista que consumidor exigente é coisa do passado, a moda agora é buscar atender comodidade. Mesmo sendo praticada por várias gigantes nacionais e globais, essa estratégia é relativamente nova.
Fulfillment
Imagine que uma empresa está distante de uma região onde se encontram a carteira relevante de clientes e a operações que envolvem as entregas dos pedidos aos clientes precisam acontecer com diversas estratégias para conseguir atingir os prazos acordados e a qualidade desejada pelo cliente, ao menor custo possível. Para atingir essa missão é que as empresas estão cada vez mais investindo na estratégia de fulfillment. Com um cenário como esse está crescendo o número de empresas que oferecem essa terceirização, a fim de realizar todas as etapas de entregas sem que a empresa dententora dos clientes precise se envolver na operacionalização. Vamos para um exemplo prático.
João mora em Belo Horizonte e comprou na empresa A que tem sua sede e seu CD Central no Recife. O prazo previsto para João receber seu pedido foi de 24hs. Utilizando a pratica de Fulfillment a empresa B (que possui contrato com a empresa A) que está localizada em Belo Horizonte (ou numa região próxima) é quem realiza toda a operacionalização da entrega a partir do recebimento do pedido enviado pela empresa A. Isso é fulfillment.
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B2B e B2C
Nem tão novas, mas bastante em alta, essas expressões estão cada dia mais presentes no universo logístico, sobretudo quando se trata de ecommerce. A primeira significa Business to Business que numa tradução livre quer dizer negócio para negócio, ou seja, transações comerciais entre empresas. Essa modalidade está fortemente presente em lojas virtuais que oferecem produtos ou serviços para outras empresas, como materais de limpeza, tecnologia e serviços.
Já o B2C (acredito que seja o modelo com maior volume de operações) são as operações comerciais e de logística que envolvem empresas transacionando diretamente com o consumidor final. Por ter maior volume de operações, entende-se que existem maior quantidade de empresas ofertando produtos com a mesma qualidade, preço e prazo de entrega. Se destacam certamente as que investem na comodidade e se importam em oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor.
Abração e até o próximo post!
Tarcísio Mendes
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