Pular para o conteúdo principal

03 dicas para se destacar na logística

Nesse post, cito três dicas que verdadeiramente contribuíram diretamente para meu crescimento em nossa área, se convertendo em dez promoções em 13 anos na logística.



1. Por que você deve ter visão sistêmica na logística!
Quando um profissional tem muito tempo na "casa" existe uma tendência  que ele tenha conhecimento mais profundo dos processos estratégicos da empresa, isso não é uma regra, mas a probabilidade é maior. E como ter uma visão sistêmica tendo pouco tempo na organização? Sempre respeitei muito as particularidades de cada empresa, de forma que toda e qualquer sugestão de melhoria nos processos, não aconteciam em curto espaço de tempo em relação a minha chegada na empresa ou setor.
Sempre deixei (no primeiro momento) as experiências anteriores de lado e busquei conhecer ao máximo as rotinas. Dessa forma, qualquer mudança proposta e implementada no futuro terá menor (ou zero) impacto negativo. Há quem já chega fazendo mudanças (por que as vezes são necessárias e urgentes) não existe nenhum mal nisso, mas quanto mais puder entender dos processos, toda e qualquer mudança terá menor transtorno ou custo. Lara isso, ter visão sistêmica pesa muito. 

Parece óbvio, mas duas questões merecem destaques. Primeira, não é raro que quem chega, esteja dominado pelo sentimento de contribuição, de querer agregar, talvez até criar visibilidade pelas ideias que agregou. Mas segure a onda e utilize esse conhecimento de forma mas inteligente na hora (e da forma) certa. A segunda é consequência da primeira. Já vi situações em que profissionais ao chegarem em determinadas operações (imbuídos das experiências anteriores) tentou realizar mudanças que em partes não se aplicavam para aquela operação gerando um efeito catastrófico (atrasos, elevação de custos e demissões, começando por ele mesmo).

Não é o caso de resistência a mudança (afinal isso na logística é fatal) mas é questão de cautela e assertividade na tomada de decisão.

2. Busque aperfeiçoamento, sempre!
Se você já leu algum outro post aqui no blog, já deve ter lido mais de uma vez a a frase "sucesso contínuo na logística" em diversos contextos. Sucesso é indiscutivelmente relativo e cada pessoa tem uma visão do que é sucesso. E contínuo, quero me referir a algo consistente, que avança. Para ter sucesso contínuo na logística, os três pontos citados anteriormente e paralelamente buscar aperfeiçoamentos na área certamente não é exatamente a fórmula secreta para alcançar esse patamar, mas fará com que o profissional da área esteja muito a frente de outros na busca por promoções, abertura de oportunidades em outras empresas (como de maior porte por exemplo) ou para quem está buscando recolocação.

Fazer uma faculdade ou curso técnico em logística ou áreas afins, é sem dúvidas um passo considerável e agrega valor ao profissional. Mas vejo que muitos acreditam que seja suficiente. E por experiência própria, não é mesmo! Em 12 anos na logística, já fiz vários cursos (Liderança, Excel, Ferramentas da Qualidade, entre outros ) e frequentemente estou fazendo, tamanho o dinamismo da nossa área e o quanto as coisas mudam com uma velocidade cada vez maior. Os profissionais da área que por motivos diversos ainda não tiveram a oportunidade de fazer um curso técnico ou faculdade, recomendo que tentem o quanto antes. Sugiro enquanto isso (e paralelamente aos cursos técnicos ou faculdade) treinamentos de curta duração e de conteúdos específicos (busque conforme sua experiência atual, faça cursos que agregue valor a sua atual função). 

Continua após o anúncio

Para mais informações clique aqui

3. Dedique atenção total a network
Os contatos profissionais da sua rede impactam na sua carreira. Acredite, eles impactaram totalmente na minha. As recomendações básicas é que network não deve ser praticado de forma apelativa ou por conveniência (apenas quando precisa). Algumas dicas são: ajude sempre que puder, faça contato com regularidade, não esqueça aniversário por exemplo, marque almoço, entre outras alternativas que resumidamente se mantenha ativo na mente das pessoas. Vale a famosa ideia de que quem não é visto não é lembrado (imagina aparecer quando precisa, não é pecado, mas não funciona). Essas dicas se referem a pessoas que você já conhece e precisa cultivar. Para ampliar essa rede (para além das pessoas que você trabalha/trabalhou), participe de eventos, palestras, encontros, entre outras. E lembre-se, não é a quantidade de pessoas que você conhece, se trata da qualidade da sua relação com o máximo possível de pessoas.

Forte abraço e até o próximo post!

Tarcísio Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmãs exportam caldo de cana na caixinha para o Japão

Ir à feira e beber um caldo de cana gelado é um prazer que faz parte da vida dos brasileiros há décadas. Então, por que ninguém ainda inventou o caldo de cana em caixinha? Foi justamente essa pergunta que levou as irmãs Ana Carolina Salles Leite Viseu e Ana Maria Leite a iniciarem a Acana, marca que vende o caldo (também conhecido como garapa) em embalagens Tetra Pak. Elas lançaram o produto em setembro do ano passado, já exportam para países como o Japão e esperam faturar R$ 5 milhões em 2016. As irmas Ana Maria Leite e Ana Carolina Salles “A ideia surgiu num almoço familiar”, lembra Ana Carolina. A história da família com a cana-de-açúcar já é antiga. Eles têm uma fazenda em São Carlos há várias gerações, e desde 1950 a propriedade é usada para plantação de cana, sendo que parte da produção ia para os garapeiros. “Percebemos que a água de coco já estava na caixinha, e o açaí também. Fizemos uma pesquisa e vimos que havia um mercado para o caldo se industrializar”, conta Ana...

Pernambuco: o eixo logístico do Norte-Nordeste

E ntre as maiores estruturas das regiões norte e  nordeste, a logística Pernambucana tem papel relevante na região e consequentemente no Brasil, com diversas operações que envolvem outros países. Nesse post dividido em 5 partes:  1.Portos, exportações e importações  2. Aeroportos e conexões internacionais  3.BR 232: Principal Eixo Rodoviário de Pernambuco  4. Metrô do Recife  5. Principais Empresas Instaladas em Pernambuco. Consolidei o que tem de mais expressivo no estado sobre modais e empresas.  Vamos começar?!?  1. PORTOS, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES Não tem como falar em Pernambuco, porto e exportação sem falar do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, considerado um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico do Brasil. Imagina um porto conectado com outros 80 portos no mundo seria bacana? Que tal 120? Só que Suape é interligado com mais de 160 portos em todos os continentes, sendo di...

4 Dicas para atingir a alta performance no ambiente corporativo

Por Tarcísio Mendes Os profissionais estão cada vez mais criteriosos quando se trata de escolher a empresa que querem atuar. Mesmo num cenário de crise econômica - cujo reflexo atingiu em cheio a geração de empregos - são comuns os casos em que profissionais migram para outras empresas. As causas que geram essa iniciativa em buscar outra organização, na maioria das vezes, são justificadas pela dificuldade em obter prosperidade na carreira, busca por um melhor clima organizacional ou ainda expectativa de remuneração satisfatória. Considerando que migrando para outra empresa, o profissional encontra condições favoráveis para uma trajetória evolutiva, excelente clima entre os membros da nova equipe e uma remuneração dentro da expectativa, o crescimento individual será diretamente proporcional ao que o profissional desenvolver, a nível de performance na jornada que começará. Algumas características são quase requisitos para alcançar esse resultado. Vejamos: Dedicação : quer bons...