A oratória está presente em mais momentos de nossa vida do que normalmente imaginamos: em um almoço de negócios, em uma simples reunião, negociando a venda de um carro e até mesmo quando estamos em casa assistindo preguiçosamente a um filme ou série na Netflix. Sim, as obras audiovisuais podem ajudar aqueles que querem falar melhor em público. Muitos personagens fictícios têm a persuasão como característica marcante e baseada em pessoas reais.
Nós selecionamos cinco obras que você pode assistir na Netflix para que você desenvolva sua oratória enquanto se diverte em um fim de semana caseiro. Aproveite!
1. Sociedade dos Poetas Mortos
O professor de poesia John Keating, interpretado brilhantemente por Robin Williams, chega à tradicional Academia Welton, uma escola preparatória para garotos, para balançar as estruturas conservadoras pelas quais a instituição era regida. Com discursos inspiradores e emocionantes, o professor estimulava os jovens (e os espectadores do filme) a sonharem com mais do que uma vida comum.
Dica de oratória
Nos dois discursos que podemos ver nos vídeos, o professor faz com que os jovens se movimentem: subam na mesa e cheguem perto do quadro de fotos de ex-alunos. Estimular alguma ação do público, sobretudo que exija movimentação, faz com que ele saia da passividade para assumir uma postura ativa diante da exposição. Isso garante a participação das pessoas, que se sentem convidadas a participar de verdade de sua apresentação.
2. O discurso do Rei
Após a morte de seu pai, o rei George V, e a renúncia do rei Edward VIII, sobra para o príncipe Albert a função de reinar a Inglaterra no começo da Segunda Guerra Mundial. Coroado como rei George VI, ele precisa vencer suas dificuldades com a oratória para discursar para o povo em um momento de crise. A trama gira em torno das tentativas do rei para superar seu pavor de falar em público e conseguir liderar a nação.
Dica de oratória
Por maiores que possam ser as dificuldades, o medo de falar em público pode ser combatido com treino e dedicação. A Widoox liberou uma aula gratuita falando sobre a timidez e a ansiedade em apresentações. Para acessar, basta fazer um cadastro rápido neste link.
3. Jobs
Steve Jobs, interpretado por Ashton Kutcher neste filme, foi um dos grandes oradores de nosso tempo. É possível ver a importância que o presidente e fundador da Apple dava às apresentações de seus produtos e se preparava para elas.
Dica de oratória
São tantas dicas que é melhor você assistir Os segredos das técnicas de apresentação de Steve Jobs
4. Cosmos
Esta é possivelmente a sugestão mais inusitada deste artigo, considerando que se trata de uma série que fala sobre ciência. Não é o conteúdo em si que nos interessa aqui -embora a série seja realmente incrível. Preste atenção ao modo como o apresentador Neil deGrasse Tyson fala. Ele consegue transformar assuntos complexos da astrofísica em falas que qualquer um pode entender. Além de sua enorme capacidade didática, Neil tem uma voz grave e limpa, perfeita para locuções.
Dica de oratória
Um erro comum é pensar apenas no conteúdo de uma apresentação, e esquecer-se de praticar a forma como ela é falada. A voz é uma parte importantíssima da oratória. É impossível copiar a voz de Neil deGrasse, mas é fácil melhorar a sua. Alguns cuidados básicos podem fazer uma grande diferença em suas apresentações. Veja este artigo e conheça alguns cuidados simples que você pode tomar com a sua voz.
Além disso, Neil é um exemplo para quem precisa fazer apresentações sobre um tema específico para um público leigo. A responsabilidade pelo entendimento do público é de quem fala, e descomplicar um assunto técnico ou teórico faz parte do trabalho de um bom orador.
5. House of cards
O protagonista Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, traça sua trajetória ao topo do sistema político americano com uma oratória afiada e convincente. Costurando alianças e persuadindo eleitores, ele dá importantes lições sobre falar em público, embora devam ser colocadas em perspectiva, já que muitos de seus métodos são cruéis e imorais.
Dica de oratória
Neste caso, não temos uma dica, temos sete: 7 dicas imperdíveis com Frank Underwood
Fonte: Portal Catraca Livre em parceria com o site Widoox
Muito bom.
ResponderExcluir