Pular para o conteúdo principal

Olimpíadas 2016 exigem planejamento logístico no Rio

Para os Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro espera 10 mil atletas e milhares de visitantes. O aumento de fluxo na cidade representa grandes desafios logísticos, não apenas relativos às atividades desportivas e cerimônias oficiais em si, mas também relativas à cadeia de suprimentos da cidade sede de forma geral.

A fim de não ter a sua operação comprometida, as empresas devem se preparar com antecedência, planejando estratégias e soluções para enfrentar o período com a manutenção dos níveis de serviço. De acordo com Alexandre Castro, gerente geral de Operações da DHL Supply Chain Brasil para um dos fornecedores do evento deste ano, “este período é caracterizado por uma grande movimentação de pessoas e mercadorias e uma série de restrições à circulação de veículos na cidade sede. Desta forma, mesmo as empresas e áreas da cidade não diretamente ligadas ao evento podem ser impactadas. Logo, são necessárias ações especiais para que as cadeias de suprimentos continuem fluindo de forma adequada”.

Imagem: ORM News
O primeiro grande desafio no período, certamente, é o crescimento da circulação de mercadorias em caráter transitório. Para isso, algumas das medidas que estão sendo aplicadas são a utilização de Centros de Distribuição e Hubs temporários, localizados no Rio de Janeiro e cidades próximas. Muitos operadores, por sua vez, reservam com antecedência espaço em voos, navios (nacionais e internacionais) e fretes terrestres.

“Reforço e treinamentos das equipes envolvidas, a busca de soluções alternativas e desenvolvimento de novos canais de distribuição também são muito importantes. Em Londres, houve casos em que o transporte estava disponível, mas não havia área para o desembarque”, ressalta Alexandre Castro.

Outra questão importante são as restrições à circulação de veículos. Muitas ruas são parcial ou totalmente fechadas e por longos períodos. A região do evento deve ser a mais afetada, mas a circulação na Zona Sul do Rio de Janeiro como um todo será dificultada. “Temos o mapa das ruas que serão fechadas ou outras alterações no trânsito. De qualquer forma, temos que acompanhar de perto esta questão, alterando rotas e horários de entrega. A utilização de veículos de transporte mais leves, como VUCs e motos pode ser também uma alternativa”, explica o gerente da DHL Supply Chain Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmãs exportam caldo de cana na caixinha para o Japão

Ir à feira e beber um caldo de cana gelado é um prazer que faz parte da vida dos brasileiros há décadas. Então, por que ninguém ainda inventou o caldo de cana em caixinha? Foi justamente essa pergunta que levou as irmãs Ana Carolina Salles Leite Viseu e Ana Maria Leite a iniciarem a Acana, marca que vende o caldo (também conhecido como garapa) em embalagens Tetra Pak. Elas lançaram o produto em setembro do ano passado, já exportam para países como o Japão e esperam faturar R$ 5 milhões em 2016. As irmas Ana Maria Leite e Ana Carolina Salles “A ideia surgiu num almoço familiar”, lembra Ana Carolina. A história da família com a cana-de-açúcar já é antiga. Eles têm uma fazenda em São Carlos há várias gerações, e desde 1950 a propriedade é usada para plantação de cana, sendo que parte da produção ia para os garapeiros. “Percebemos que a água de coco já estava na caixinha, e o açaí também. Fizemos uma pesquisa e vimos que havia um mercado para o caldo se industrializar”, conta Ana...

Pernambuco: o eixo logístico do Norte-Nordeste

E ntre as maiores estruturas das regiões norte e  nordeste, a logística Pernambucana tem papel relevante na região e consequentemente no Brasil, com diversas operações que envolvem outros países. Nesse post dividido em 5 partes:  1.Portos, exportações e importações  2. Aeroportos e conexões internacionais  3.BR 232: Principal Eixo Rodoviário de Pernambuco  4. Metrô do Recife  5. Principais Empresas Instaladas em Pernambuco. Consolidei o que tem de mais expressivo no estado sobre modais e empresas.  Vamos começar?!?  1. PORTOS, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES Não tem como falar em Pernambuco, porto e exportação sem falar do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, considerado um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico do Brasil. Imagina um porto conectado com outros 80 portos no mundo seria bacana? Que tal 120? Só que Suape é interligado com mais de 160 portos em todos os continentes, sendo di...

4 Dicas para atingir a alta performance no ambiente corporativo

Por Tarcísio Mendes Os profissionais estão cada vez mais criteriosos quando se trata de escolher a empresa que querem atuar. Mesmo num cenário de crise econômica - cujo reflexo atingiu em cheio a geração de empregos - são comuns os casos em que profissionais migram para outras empresas. As causas que geram essa iniciativa em buscar outra organização, na maioria das vezes, são justificadas pela dificuldade em obter prosperidade na carreira, busca por um melhor clima organizacional ou ainda expectativa de remuneração satisfatória. Considerando que migrando para outra empresa, o profissional encontra condições favoráveis para uma trajetória evolutiva, excelente clima entre os membros da nova equipe e uma remuneração dentro da expectativa, o crescimento individual será diretamente proporcional ao que o profissional desenvolver, a nível de performance na jornada que começará. Algumas características são quase requisitos para alcançar esse resultado. Vejamos: Dedicação : quer bons...