Pesquisas apontam a comunicação e capacidade de se relacionar como os aspectos mais considerados pela área de Recursos Humanos, ao analisar candidatos, quando surge a necessidade de uma promoção nas organizações. Apenas por essa constatação profissionais e universitários já encontram razões para superar a timidez e fazer brilhantes apresentações em público, e ainda melhorar a relação familiar, entre amigos, no ambiente acadêmico e também corporativo.
Registro durante o 1º Encontro de Logística do Tema Corporativo |
Porém, na prática, a sinalização dessa pesquisa não é suficiente para transformar pessoas tímidas em grandes oradores. Mas há uma boa notícia: existem diversas técnicas e profissionais que podem contribuir, para que esses bloqueios sejam superados. Cada pessoa naturalmente terá uma causa específica e para cada uma delas um tipo ou grupo de técnicas podem ser aplicadas. Em geral, as cinco dicas a seguir contribuem para minimizar as dificuldades que a grande maioria das pessoas enfrentam para falar em público.
Conheça profundamento seu conteúdo
Com essa dica, um grande caminho já terá sido percorrido para realizar uma apresentação incrível. Todos nós, adoramos ouvir pessoas que dominam o assunto que se propõe a falar. Seu público também espera isso de você. Outro benefício é que na condição de orador, você certamente estará mais seguro para eventuais dúvidas.
Organize seu conteúdo
Dedicar o tempo necessário ao planejamento da sua apresentação permitirá tranquilidade para abordar o assunto proposto. Esse é também o momento da definição do título e do objetivo, ambos merecem cuidados, pois, o título poderá se tornar convidativo - ou não - e o objetivo precisa ser atingindo ao final da sua apresentação e nada mais importante do que você ter clareza do objetivo principal da sua apresentação.
Abertura é a chave do sucesso
Esse é o momento mais tenso. Mesmo os mais experientes oradores enfrentam com frio na barriga os primeiros minutos. É nesse momento que você precisa atrair a atenção do público presente - seja ele duas, vinte, duzentas ou duas mil pessoas - comece agradecendo a presença de cada um e o convite se for o caso. Comente sobre a dinâmica da sua apresentação, como ela será divida, isso permitirá ao público situar-se no que virá pela frente. Faça uma breve introdução ao tema, mostrando sua relevância citando dados ou repercussão recente.
Cuidados com a sua voz
Velocidade e volume principalmente. Se você fizer uma apresentação em ritmo frenético com a voz em alta velocidade, terá dois obstáculos. O primeiro é que, conforme for o tempo previsto para sua apresentação - e nesse caso, quanto maior, pior - certamente não levará nesse ritmo até o final em função do cansaço que vai acontecer inevitavelmente. E segundo, as pessoas se sentirão desconfortáveis em acompanhar seu ritmo. Pouca velocidade também pode ser um problema, com o tempo os presentes sentirão sonolência. O ideal é que seja encontrado o equilíbrio. Em alguns casos, vale a pena dar ênfase em determinados conteúdos, alternando o volume da voz, gerando uma musicalidade agradável aos ouvidos do seu público.
Faça treinamentos
Os grandes oradores possuem a seu favor, a experiências de várias apresentações já realizadas e isso naturalmente permite melhor performance durante suas explanações. Mas não sendo o caso de ter considerável experiência com apresentações, treinar é o melhor caminho, o que é feito inclusive por veteranos também. Concluindo toda a etapa de planejamento e revisão do conteúdo que será apresentado, tente reunir amigos próximos ou familiares e faça a apresentação para os mesmos. Essa iniciativa permitirá expulsar algo fundamental durante apresentações: o medo. Ele surge, entre outros, por dois motivos: primeiro por receio quanto ao seu desempenho e/ou julgamento das pessoas. Segundo em razão do medo do desconhecido, por não imaginar como será sua apresentação. Treinando previamente, sua performance não será mais tão desconhecida.
Essas dicas contribuirão para que você consiga algo fundamental durante apresentações em público: naturalidade. Demonstrando naturalidade você vai transmitir equilíbrio, serenidade e segurança para seu público, contribuindo assim para que você consiga atingir seu objetivo, falar bem e convencer!
Idealizador do Tema Corporativo,
palestrante e instrutor de cursos de Oratória.
> > Recomendamos para você
Habilidades para falar em público
44 capitais brasileiras que você nem sabia da existência
Saiba as diferenças entre palestra, curso, workshop, simpósio, seminário e congresso
44 capitais brasileiras que você nem sabia da existência
Saiba as diferenças entre palestra, curso, workshop, simpósio, seminário e congresso
Comentários
Postar um comentário