O crescimento profissional está totalmente ligado a geração de oportunidades nas organizações. Totalmente e não exclusivamente. Por motivos diversos, chances para buscar uma promoção surgem com frequência variável de empresa para empresa, porém, o profissional que deseja "fisgar" uma chance quando houver, precisa estar preparado em aspectos técnicos e comportamentais.
Aperfeiçoamento profissional
O IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - afirma que apenas 18% das pessoas que procuram emprego no país têm qualificação, fazendo com que o número de pessoas que procuram trabalho sem possuírem qualificação seja de 7,5 milhões de pessoas. Se ainda houver um profissional - e pela pesquisa tem muita gente - que imagina ser possível atingir patamares desejáveis na carreira sem investir em capacitação, precisa rever seus conceitos. No ambiente corporativo sempre existem profissionais que conhecem profundamente as rotinas da empresa e isso permite que oportunidades possam surgir para o mesmo, afinal de fato é um diferencial, porém, seu crescimento será limitado. Dedicar atenção a uma formação e especialização compatível com a área de atuação se tornou fundamental para crescer profissionalmente.
Continua após o anúncio
Para mais informações clique aqui |
Planejar a carreira
Conjunto de ações integradas, para tornar um objetivo em realidade. Esse é um, entre vários conceitos de planejamento. No que se refere a carreira, o único detalhe a ser acrescido é que o objetivo é profissional. Sem a gestão dos passos a serem seguidos na carreira, tudo o que acontecer será imprevisível. Registre as ações a serem realizadas, as datas e principalmente quais competências que o cargo pretendido exige e você não possui.
Visão sistêmica
Em se tratando de habilidades recomendadas para se destacar na atuação profissional, visão sistêmica permite relevante visibilidade no ambiente corporativo. Normalmente quem desenvolve essa habilidade, se destaca por contribuir frequentemente, com sugestões nas tratativas que são aplicadas, durante resoluções de problemas dentro das organizações. E esses profissionais sempre são lembrados e recomendados quando surgem oportunidades em cargos estratégicos.
Comunicação
Comunicação e a capacidade de se relacionar são os aspectos mais observados pelo RH no momento de promover um profissional. Por esta informação apenas já se evidencia a relevância da comunicação no ambiente corporativo, desde o processo seletivo, passando pelo período de experiência e na busca pelo desenvolvimento de uma carreira ascendente. Definitivamente timidez não combina com oportunidade. Cultive hábitos que possam contribuir com o aperfeiçoamento dessa habilidade, pois, é comprovado, que quanto mais você cresce na carreira, menos você utilizará seu conhecimento técnico e mais utilizará sua comunicabilidade.
Abração e até o próximo post..
> > Leia mais
Comentários
Postar um comentário