Entre tantos conteúdos que somos bombardeados diariamente, li uma frase dita pelo ex-presidente dos Estados Unidos entre 1974 e 1977, Gerald Ford Júnior, que sempre me remete a uma reflexão profunda sobre os benefícios de uma comunicação cativante. Ele falou:
"Se voltasse para faculdade de novo, certamente me concentraria em duas áreas: aprender a ESCREVER e FALAR perante uma audiência. Nada na vida é mais importante, do que a habilidade de se comunicar de forma eficaz"
É simplesmente sensacional essa reflexão feita pelo 38º presidente da maior potência econômica mundial. Nas palestras que realizei através do Tema Corporativo de maio/2015 até hoje, Oratória foi o assunto mais requisitado junto aos parceiros que nos contrataram ou nos convidaram. A dificuldade em falar diante de um público é extremamente nítida, sobretudo nas faculdades. Quem não conhece ou conheceu alguém que simplesmente sente medo em falar para sua própria sala? Isso mesmo, sua própria sala. Pessoas que estão em seu ciclo diariamente.
Aí onde está o problema. Muitas das vezes nosso receio está no julgamento. No que as pessoas vão achar do nosso desempenho, da nossa desenvoltura. A (primeira) dica é muito básica. Permita-se errar. Somos todos humanos temos o direito de errar, acima de tudo, temos o direito de tentar. Temos o direito de ir lá e fazer o melhor possível, independente do que vão achar.
E por falar em ir lá e fazer o melhor possível, uma outra dica (a segunda): prepare-se. Treinar antes, no espelho, falando sozinho(a), repetindo várias vezes... Vale tudo! O importante é você ter a segurança que vai fazer o seu melhor. E a terceira dica, se planeje! Se concentre na definição do tema. Isso será relevante e impactante simplesmente ao anunciar o que será apresentado. E claro, tenha seu objetivo bem definido, afinal se ele for atingindo, você não vai nem considerar qualquer julgamento que vier!
Tarcísio Mendes
Idealizador do Tema Corporativo,
palestrante e instrutor de cursos de Oratória.
> > Matérias que recomendamos para você
Saiba as diferenças entre palestra, curso, workshop, simpósio, seminário e congresso
Olimpíadas 2016 exigem planejamento logístico no Rio
Olimpíadas 2016 exigem planejamento logístico no Rio
Comentários
Postar um comentário